Ainda está com dúvidas? Envie uma mensagem para que a equipe do processo seletivo possa te ajudar.

1. Em quanto tempo as dúvidas e solicitações são respondidas?

O Vetor Brasil responde as dúvidas e solicitações dos (as) candidatos (as) em, no máximo, dois dias úteis. Lembramos que o envio de dúvida não configura extensão de prazo para a finalização das etapas do processo seletivo.

2. Serei prejudicado (a) por conta da falha no cálculo das notas dos testes online?

Não. A falha do sistema aconteceu somente no cálculo das notas, o que não comprometeu a realização da prova de nenhum candidato. Com isso, os resultados refletem o exato desempenho de cada candidato nos testes.

 

3. Os (as) candidatos (as) terão que realizar novamente a Etapa de Testes Online?

Não, pois a falha ocorreu somente na elaboração dos cálculos das notas, não tendo interferido na realização das provas.

 

4. Eu posso pedir a revisão das minhas notas dos testes online?

Neste link os (as) candidatos (as) encontram as respostas indicadas para cada questão. Ele mesmo podendo realizar a revisão.

 

5. Quantos caracteres estão disponíveis para as respostas das Perguntas de Motivação? 

Cada resposta deve conter, no máximo, 800 caracteres.

6. Recebi um e-mail comunicando da minha eliminação do processo pelo não preenchimento do formulário de inscrição, mas eu confirmo que terminei de preenchê-lo. O que eu faço?

Entre imediatamente em contato com a equipe do processo seletivo pelo e-mail talentos@seplag.niteroi.rj.gov.br e solicite uma consulta do seu status. 

7. Quando os resultados da etapa de testes online serão divulgados?

Os resultados da etapa de testes online serão publicados após o final do período de inscrição. O resultado de aprovação ou reprovação será enviado por e-mail. Lembre-se: Os candidatos poderão ser convocados em momentos diferentes conforme o desempenho nos testes.

8. Me inscrevi no último dia das inscrições. O período para fazer testes se estende após a data final?

Sim. Os candidatos terão 7 dias corridos para terminar os testes após a confirmação da inscrição.

9. Fui aprovado na etapa de testes online. Quais são as próximas etapas?

Vídeo de Apresentação e Perguntas de Motivação: Os aprovados na etapa de Testes online deverão enviar um vídeo de apresentação e responder a quatro perguntas sobre dinâmica de trabalho no setor público.

Entrevista de Competência: Os candidatos aprovados na etapa de Vídeo de Apresentação e Perguntas de Motivação realizarão entrevista online por competência. Nesta etapa as competências serão medidas a partir de perguntas sobre a trajetória e motivações dos candidatos. 

Entrevista de Caso: Os candidatos aprovados na etapa de Entrevista de Competência deverão solucionar um caso envolvendo a Prefeitura de Niterói. A avaliação será online.

Redação e Entrevista com Gestor Governamental: Os candidatos aprovados na etapa de Entrevista de Caso deverão comparecer presencialmente ao município de Niterói para escrever uma redação sobre os desafios da cidade e serão entrevistados por gestores públicos locais.

​​

Prova de Títulos: Os candidatos aprovados na etapa de Redação e Entrevista com Gestor Governamental terão os seus currículos analisados. Serão pontuados os títulos universitários e de experiência profissional.

10. As etapas do Processo Seletivo são presenciais?

O processo será 100% online nas seguintes etapas: Testes Online, Vídeo de Apresentação e Perguntas de Motivação, Entrevista por Competência e Entrevista de Caso.

Apenas na etapa de Redação e Entrevista com Gestor Governamental que o candidato terá de comparecer presencialmente no município de Niterói. Nesta, todos deverão elaborar uma redação sobre os desafios da cidade e realizar uma entrevista com gestores locais. O Vetor Brasil e Prefeitura de Niterói não cobrem os custos de deslocamento, alimentação e hospedagem para essa etapa. 

11. Qual a remuneração dos aprovados neste processo seletivo?

O valor da remuneração mensal bruta será de R$ 4.000,00, valor sobre o qual deverá incidir os descontos relativos ao Regime Geral de Previdência Social e Imposto de Renda, conforme as tabelas em vigor. Não há remunerações adicionais aos R$4.000,00.

12. Qual o prazo de contrato dos temporários?

O prazo do contrato possui validade de 12 meses, mas pode ser prorrogado por mais 12 meses.

13. Qual a jornada de trabalho?

40 horas semanais, de segunda à sexta, das 9h00 às 18h:00.

14. Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa graduada ou com previsão de graduação para o início do segundo semestre de 2017 em cursos reconhecidos pelo MEC. 

15. Por que a Prefeitura está contratando por meio de um Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária?

O Processo Seletivo Simplificado para Contratação Temporária é um instrumento previsto na Lei Municipal nº 3083/2014 que permite maior agilidade na contratação de profissionais em projetos com grande necessidade.

Frente aos desafios que Niterói terá de enfrentar com a crise financeira dos municípios e aos compromissos celebrados com a população, a contratação de temporários permite a atração de talentos de forma ágil e criteriosa.

A parceria com o Vetor Brasil traz ainda mais credibilidade para o processo e a garantia que a Prefeitura terá os melhores Analistas de Gestão Pública em Niterói.

​​

16. Quantos dias eu tenho para realizar a etapa de Testes online?

Após receber o link de confirmação da sua inscrição, você tem 7 dias corridos para responder a todos os testes (Inglês, Atualidades e Lógica)

17. O que é o Vetor Brasil e como funciona a sua parceria com Niterói?

​Com a missão de “Criar uma rede de talentos engajada e diversa que potencialize o setor público brasileiro”, o Vetor Brasil está em 29 governos estaduais e municipais, selecionando e capacitando talentos para enfrentar os desafios da Administração Pública brasileira.

Na parceria com Niterói, o Vetor Brasil utilizará de sua expertise de seleção para escolher os melhores candidatos para trabalhar na Prefeitura de Niterói, com fundamento no Acordo de Cooperação Técnica nº 001 / 2017.

O Vetor Brasil realiza processos seletivos de larga escala para o setor público desde 2014, já tendo atraído e avaliado mais de 30.000 candidatos e selecionado mais de 100 trainees de gestão pública para 29 governos de todo o país.

18. O que o Vetor Brasil oferece para os candidatos aprovados?

Uma vez aprovado, o candidato passa a integrar a Rede Vetor Brasil. Nela, é possível trocar experiências com os mais de 100 talentos contratados pelos governos parceiros do Vetor Brasil.

Além disso, a equipe do Vetor Brasil oferece o desenvolvimento profissional desses talentos, em um processo dividido nas seguintes modalidades:

  • Treinamentos Presenciais: Ocorrem duas vezes por ano. Antes da chegada no governo e seis meses após o primeiro treinamento. Cobrem assuntos relacionados a gestão pública, habilidades básicas (excel, power point, comunicação assertiva etc), desenvolvimento pessoal (liderança, ética etc) e um programa de diversidade.

  • Treinamentos Virtuais: Ocorrem de duas a quatro vezes por mês e acontecem por meio de plataforma online e aprofundam temas que os talentos estão trabalhando.

  • Programa de Coaching: Busca potencializar habilidades, competências e comportamentos dos talentos no governo. Os coaches desenvolvem um modelo de acompanhamento do desempenho, apoiando o talento na entrega de melhores resultados para governo.  

 

  • Programa de Mentoring: Auxilia os talentos em seus últimos seis meses de atuação no governo na tomada de decisão sobre a carreira. São selecionados profissionais qualificados e que sejam mentores próximos, auxiliando na busca de oportunidades que potencializem o desenvolvimento dos talentos.

19. Há alguma taxa de inscrição para participar do processo seletivo? 

Não. A inscrição para o processo seletivo é gratuita.

20. Qual o perfil do profissional que a Prefeitura está procurando?

A prefeitura está procurando profissionais dispostos a resolver os problemas complexos presentes no governo e que revelem competência e potencial para:

- Colocar a mão na massa no setor público, ter iniciativa e propor soluções;

​​

- Persistir mesmo frente a grandes desafios, adquirindo novos aprendizados e desenvolvendo a si e a equipe;

- Trabalhar com impacto social;​

- Fazer análises consistentes com um olhar sistêmico sobre os desafios apresentados;​​

- Apoiar políticas públicas baseadas em evidências;

- Prezar e agir com ética em todas situações;​

- Representar a diversidade na formulação de políticas públicas, revelando atitudes de respeito e valorização do tema.

Dúvidas Frequentes